Pablo Iglesias não é favorável ao direito catalão pela dependência

Em entrevista, que traduzo trechos abaixo e disponibilizo ao final o link, o líder do Podemos, se utilizando de uma linguagem "diplomática", diz ser contra o direito de decidir dos catalães. Pois, ao afirmar a impossibilidade jurídica, nos marcos da Constituição do Reino Espanhol, reafirmando assim o direito do ocupante e que foi pactada para manter o cerne do regime franquista, ele realiza três coisas: a) coloca a constituição como um facto da "natureza", pois a considera imutável; b) ele se desobriga a assumir uma posição, retira sua obrigação, como se não pudesse assumir o compromisso político de mudança - afinal, se ele se afirma a mudança em outros campos, porque não neste ?; c) rejeita um dos maiores princípios democráticos e da esquerda mundial, que é o inalienável direito à autodeterminação dos povos.


Sobre outro ponto da entrevista. O Corredor Mediterrâneo é um trajeto que ligaria a costa oeste do Estado Espanhol ao resto da Europa. A polêmica se remete ao traçado proposto por Madrid, que ao invés de seguir por toda a costa depois de Barcelona faria um arco até a capital do Estado Espanhol e voltaria então à Costa. Um traçado completamente antieconômico e que aumentaria os custos e tempos de viagem, mas que manteria a insólita situação das precárias ligações férreas diretas entre Barcelona e Valência (também parte dos Países Catalães). A estrutura férrea principal no país centraliza-se e volta-se para a Madrid, de forma a refletir e manter a centralização do país e o domínio sobre seus povos.

Sua incapacidade de se posicionar sobre qualquer coisa alcança o auge ao não se posicionar nem mesmo sobre a "polêmica" Messi e Cristiano Ronaldo!


Podemos está a favor do Corredor Mediterrâneo?

 - Não saberia o quê responder-lhe [...]

Porém, Catalunya seria como o País Basco?

 - Não sei se a fórmula consiste em parecer-se com o País Basco, porém aí há que haver flexibilidade na hora de estabelecer as competências em matéria econômica [...]




Aceita um referendo de independência da Catalunya?

 - [...] Não depende de mim aceitá-lo.

Não se faça de político da casta, aceita um referendo?

- [...] Não depende de mim. [...]

Porém você possui as suas convicções, não? 

- Está bem que os catalães se posicionem [...] é inviável juridicamente.

Sim, isto eu entendi, porém volto-lhe a perguntar, você aceita um referendo na Catalunya, SIM ou NÃO?

- Quando se faz uma pergunta não se dão as opções de resposta, se escuta a resposta de quem responde. A resposta é: é inviável juridicamente. [...] Para escutar a entrevista toda, em castelhano, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.


Copyright © / Europa Hoje

Template by : Urang-kurai / Powered by : Blogger